A selecção nacional sénior masculina de andebol inicia, hoje, às 13h00, em Kigali, Ruanda, a sua caminhada decisiva em busca da última vaga africana para o Campeonato do Mundo de 2027, ao defrontar o Marrocos, na primeira partida das classificativas do 5.º ao 8.º lugar do Campeonato Africano de Andebol.
De acordo com o regulamento da prova, os cinco primeiros classificados garantem presença no Mundial, que será disputado em janeiro de 2027, na Alemanha. Para alcançar a quinta posição, Angola precisa de vencer dois jogos consecutivos nesta fase. Caso ultrapasse o Marrocos, o conjunto angolano enfrentará o vencedor do confronto entre Nigéria e Guiné.


Ambas as selecções terminaram a fase de grupos na segunda posição — Angola no Grupo B e Marrocos no Grupo D — garantindo assim presença nos quartos-de-final, também designados por main round. Nessa fase, o “sete” nacional, orientado por Filipe Cruz, somou uma vitória frente à Nigéria (27-24) e uma derrota diante da Argélia (22-27). Já o Marrocos empatou com a Tunísia (29-29) e venceu a Guiné (38-26), resultados insuficientes para ambas as equipas chegarem às meias-finais.
A outra partida das classificativas do 5.º ao 8.º lugar opõe Guiné e Nigéria, às 10h30. A competição registou esta quarta-feira a terceira pausa, retomando com os jogos decisivos que definem as últimas posições de acesso ao Mundial.
O grupo das meias-finais, composto por Argélia, Cabo Verde, Egipto e Tunísia, já assegurou o apuramento para a Copa do Mundo, restando apenas uma vaga, disputada por Angola, Marrocos, Nigéria e Guiné, enquanto que a final do CAN’2026 está prevista para sábado, em Kigali.

