O artesanato feito no município do Cuvango, província da Huíla, está patente numa feira que reúne dezenas de artesãos até quarta-feira, para marcar o mês em que se assinala o Dia da Cultura Nacional.
Para além da feira, estão a ser feitas demonstrações artísticas e culturais, com vista à valorização da identidade cultural local e à promoção dos fazedores de arte do município. Em declarações feita a imprensa, nesta esta terça-feira 12 de Janeiro , a directora da Cultura e Turismo do município, Ana Ndala, afirmou que a iniciativa patente desde segunda-feira tem como objectivo criar um espaço de exposição e comercialização de produtos artesanais.
O outro foco, segundo a fonte, é divulgar as diversas expressões artísticas existentes no município, com destaque para as danças tradicionais, música, pintura e escultura. Acrescentou que a actividade constituiu, igualmente, uma oportunidade para reforçar o papel da cultura no progresso social e económico do Cuvango, por isso acções desse tipo continuarão a ser promovidas, com vista à preservação, valorização e transmissão das tradições culturais às novas gerações.
Defendeu ainda a preservação e difusão dos hábitos e costumes que tipificam a identidade cultural local. Situado a 356 quilómetros a Leste do Lubango, o município do Cuvango tem uma população estimada em 38 mil 416 habitantes, densidade demográfica que ficou reduzida devido a desmembramento de sua antiga comuna, Galangue, hoje município emerso no quadro da nova Divisão Político Administrativa e que tem 56 mil 565 habitantes.
