Por força do seu posicionamento no ranking da FIFA, Angola está isenta da primeira ronda das qualificativas ao Campeonato Africano de Futsal (CAN), entrando directamente na segunda e decisiva etapa do torneio. A prova continental será disputada em Abril deste ano, em Marrocos, o mesmo País que albergou e venceu a edição de 2024, na qual Angola foi derrotada na final.
De acordo com o sítio do órgão internacional, na segunda ronda Angola medirá forças com o vencedor do confronto entre Camarões e Sudão do Sul, num duelo a duas mãos que definirá o apuramento para a fase final da prova continental. A primeira mão está agendada para os dias 3 ou 4 de Fevereiro, fora do seu reduto, enquanto a segunda mão será disputada entre 7 e 8 do mesmo mês, na condição de anfitriã.
Na primeira eliminatória, além do confronto entre as selecções dos Camarões e do Sudão do Sul, o emparceiramento definiu ainda os desafios Moçambique–Mauritânia, Ghana–Zâmbia, Guiné–Argélia e Cabo Verde–Senegal. Tal como Angola, o Egipto, campeão em título, também está isento da primeira eliminatória, defrontando na segunda ronda o vencedor do embate entre Cabo Verde e Senegal.
Após sagrar-se vice-campeã africana no CAN 2024, disputado em Rabat, Angola destaca-se ao ocupar a quarta posição no ranking da Confederação Africana de Futsal, acumulando um total de 1.053 pontos. O ranking africano é liderado por Marrocos, tricampeão, com 1.532 pontos. O Egipto, igualmente com três títulos, ocupa a segunda posição, totalizando 1.143 pontos. Em terceiro lugar surge a Líbia, com 1.065 pontos, selecção que conquistou o título na quarta edição do torneio, em 2008. Recorde-se, terça-feira o técnico nacional, Franklim Inácio, fará a divulgação da pré-selecção para o CAN, em conferência de imprensa, a realizar-se na sede da FAF, na Urbanização Nova Vida, em Luanda.
