O Campeonato Nacional de Futebol, Girabola, deverá passar a ser transmitido em várias províncias do país ainda este ano, para além de Luanda, através da operadora de televisão por satélite ZAP. A expansão faz parte do acordo firmado entre a ZAP e a Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF).
A informação foi avançada neste domingo, 25 de janeiro à Imprensa, em Luanda, pelo presidente da ANCAF, João Lusevikueno, que esclareceu que a implementação total do projeto depende da criação de algumas condições técnicas previstas no contrato de três anos assinado entre as partes.
Segundo o dirigente, o alargamento das transmissões vai contribuir para uma maior diversidade desportiva e para o reforço da transparência da competição. As declarações foram feitas na véspera da assinatura de um novo convénio, desta vez com a operadora de telefonia móvel Unitel, que passará a dar nome oficial à prova, denominada “Liga Unitel – Girabola”.



João Lusevikueno explicou ainda que a ZAP se encontra numa fase de forte investimento, que inclui a aquisição e modernização de equipamentos técnicos, como viaturas de reportagem e sistemas de ligação via satélite. Acrescentou que alguns constrangimentos têm surgido no processo de desalfandegamento de parte do material já comprado
O antigo vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF) para as Relações Internacionais revelou também que, após a criação de todas as condições necessárias, o sinal televisivo ficará disponível na plataforma ZOOM, permitindo que outras televisões, clubes e técnicos possam beneficiar dos serviços

